Diálogos e Sinergias em Oncologia

O ano de 2020 trouxe-nos uma mudança de década, assim como uma nova direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia, mas o objetivo é de prosseguir, em linha de continuidade os propósitos da SPO no biénio 2020-2021. A passagem de testemunho acarreta consigo grandes responsabilidades em fazer avançar e consolidar as decisões do foro organizacional da SPO.

Esta responsabilidade é agora reforçada com a pressão que a pandemia da COVID-19 veio colocar sobre as unidades de Oncologia e que impôs à nossa comunidade oncológica uma capacidade de adaptação e resiliência inexcedível, mantendo sempre a salvaguarda dos doentes oncológicos como prioridade. À imagem do muito que nos foi pedido, também a SPO procura retribuir com iniciativas concertadas para dar resposta e contribuir para a resposta global à prevenção e tratamento da doença oncológica no contexto da pandemia. Nesse sentido, o 17.º Congresso Nacional de Oncologia continuará a realizar-se, mas no formato de congresso virtual. A nova plataforma irá permitir ter a experiência de interação, que queremos que seja a mais próxima possível à nossa vivência física em congresso.

Os nossos projetos, ideias e ambições têm todos os anos como palco maior o nosso evento científico, e este ano não será excepção. Manteremos a nossa linha programática, com sessões educacionais e plenárias, conferências, simpósios, proporcionando a mesma oportunidade de discussão, graças à ajuda das ferramentas digitais. Será certamente uma experiência de interação fácil, de comunicação viva e interativa, seja no computador ou no smartphone.

Através da nossa plataforma iremos conseguir ampliar o alcance do nosso programa científico, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais de reconhecido mérito, incluindo espaço para a apresentação da investigação das equipas nacionais, através das comunicações orais e posters. E agora libertados dos constrangimentos físicos e de deslocações, certamente que ultrapassaremos os mais de 700 participantes da nossa última edição. Não é demais dizer que nos orgulha termos conseguido congregar tantos colegas e amigos, numa verdadeira união de esforços e troca de experiências.

Consolidada esta união e estabelecida uma nova estrutura da SPO, organizada em Grupos de Trabalho, “Diálogos e Sinergias em Oncologia” surge naturalmente como o lema para o Congresso Nacional de Oncologia de 2020. Para este evento, esperamos com igual entusiasmo e interesse, por todos os que se dedicam ao estudo, tratamento e cuidados em Oncologia.

Esperamos contar com a vossa presença no nosso congresso anual, e que juntos continuemos a impulsionar o desenvolvimento da Oncologia nacional.

Ana Raimundo

Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia

 

Sociedade Portuguesa de Senologia LPM News Farma